A diferença entre crime ou não, é a percepção de dolo.
Neste caso haverá, sem dúvida, uma motivação erótica, mas o que deve leva como castigo, quanto muito, é uma repreensão por ter estragado o elástico das "braquitas" do adulto.
O caso das Lolitas dava uma discussão bem gira - com base no que uma vez escrevi sobre o assunto quiseram-me arrolar como testemunha abonatória de um caso de um senhor doutor professor administrador da FLAD contra a sua neta emprestada de 8 anos. "Porque um homem não
é de ferro e estas crianças de hoje em dia..." - argumentava ele. Levou quatro anos e meio, dois dos quais... por proposta do Ministério Público... a servir em infantários e jardins infantis como serviço cívico! Fugiu antes do recurso porque era o chefe de serviço para as relações com África da Fundação Luso-Americana (FLAD). É visto frequentemente em Portugal, registado pelas revistas sociais como presente nasfestas, mas a PJ não o consegue nunca apanhar...
Devem todos achar que, realmente, aos oito anos não se vai com o avô para a quinta do Alentejo, nem se tiram fotografias eróticas quando ele manda...
Andreia Soares - o nome do criminoso que anda a monte. Se o vir: 1) tenha cuidado; 2) avise o Ministério Público; 3) cuidado com as falinhas mansas.
("Ò doutor Juíz, mas porqe é que ele haveria de querer criancinhas. Tinhas-nos a nós todas, as que quisesse, várias no mesmo dia e tudo...olhe, se eu começo a falar, é até amanhã a contar-vos...". "A senhora jura dizer a verdade e só a verdade e toda a verdade?" "De todo!, doutor Juiz!") - as tias de Cascais foram as melhores testemunhas abonatórias, mas a criança sabia onde o vô guardava os filmes que doentiamente produzia. E as fotografias. E onde as coisas se passavam, enter Lisboa e o Alentejo. Porque as vítimas são as últimas a desistirem.
A entrada do Manel, para além de nos mostrar um rabo, relativamente composto, tem o mérito de desconstruir uma realidade, que, por via do caso Maddie, parece querer provocar em nós uma incapacidade de lidar com as suas formas de se afirmar, levando-nos à negação.
A foto é uma espécie do triunfo da candura e dos mais fracos, num contraponto feliz com a lei, cruel, dos mais fortes.
É o que se chama em bom castelhano: "pillar en bragas"!!! Mas faço notar a mãozinha levantada da criança... Será que a seguir vai dar uma palmadita? e porquê?
Este blog está tão estranho! Um apontamento do Capitán sobre uma história de pedofilia impressionante que ninguém comenta; espanholadas "a gusto" (até já há quem não discorde do Sir Amargo!!!), já para não falar dos petits-noms amaricados.
Vá lá, ainda se fala com sentimento do Outono, do nevoeiro balealense e da Almagreira, apesar de esta última estar um bocadinho salgada.
Sim, o comentário do Mário é de uma enorme violência.Tem que ser discutido, comentado. Os comentadores é que andam ausentes. Neste particular fazemos o que podemos.Se eles não aparecem... continuamos até aprecerem.
Sargento-mor (assim de repente, não estou a ver quem és...): nem tudo o que vem dos árabes é forçosamente mau. O castigo que eles aplicariam neste caso- cortar a dita - seria, a meu ver, o único justo e definitivo. E depois podiam pô-lo à vontade a servir sopinhas em infantários (esta também é de gritos! - será verdade?).
Não sei não quem provoca quem:
Se a menina adulta que se pôe nesses propósitos, mesmo que em sua própria casa, para a criancinha provocar;
Se a criancinha, sentido-se provacada, que foi satisfazer sua curiosidade...
Caríssimos
A história é real, infelizmente.
Mas o estupor - divulguei o nome porque o julgamento no Tribunal de Cascais foi público, e a sentença em primeira instância (quatro anos e meio) divulgada nas televisões - tentou aliciar-me no meu consultório, para testemunhar a favor dele, dizendo que as crianças podem ser muito sedutoras (podem, mas por isso é que ainda há diferenças entre elas e os adultos) - isto porque eu tinha escrito um artigo sobre "Lolitas".
O meu espanto só foi ultrapassado quando constatei que aquele senhor era o mesmo do caso que eu estava a assessorar, e para o qual tinha contribuído (modéstia à parte) sugerido a pesquisa e conservação da roupa da miúda (em 1999 não era rotina!) para pesquisa de material orgânico. Por sorte, estava com manchas de esperma e, através do ADN, foi possível identificar o criminoso. Era o mesmo! Ele é que não sabia.
Professor universitário, director da FLAD.
O gozo foi saber que tinha sido preso na própria Fundação, algemado e levado no carro da polícia.
Em casa a PJ encontrou vídeos e fotografias.
Safou-se para Angola ou Moçambique. Mas anda por aí. Provavelmente em Cascais. Espero que encontre um dia o Rito, na mesma Cascais, e que este lhe dê o cu-rrectivo merecido. El Capitán
Qualquer associação entre erotismo e crianças ultrapassa completamente a minha compreensão e só pode ser explicado como uma patologia grave. Justificar estes desvios aberrantes com a sedução natural que as crianças exercem nos adultos para conseguirem o que querem (e que não tem nada de conscientemente sensual), é ainda mais aberrante e imperdoável. Estes criminosos não podem ser ignorados nem desculpados. Se são doentes, que se tratem (ou que se castrem, que é mais seguro). Mas ficarem impunes, à custa de inocentes indefesos, isso é que não!
Dulcineia
Os pedófilos têm como objecto de desejo as crianças, independentemente do sexo e do aspecto (não são necessariamente os "anjinhos loiros de olhos azuis").
A maioria nem chega ao contacto com elas, porque têm receio de estragar o seu objecto de dsejo - e sofrem profundamente ocm isso.
Outros, que são abusadores, "atacam" de diversas formas.
A pedofilia não é crime - apenas uma parafilia, ou seja, uma perturbação comportamental psiquiátrica. O que é crime é o abuso contra a auto-determinação sexual das crianças. Finalmente, apesar de ser uma parafilia, não serve de atenuante em qualquer julgamento, porque o abusador está sempre consciente do que faz, caso contrário não se protegia nem engendrava esquemas para caçar a vítima - o próprio manual de psiquiatria e classificação das doenças DSM atesta isso.
Mas se lerem no jornal "fulano acusado de crime de pedofilia" é mentira porque não existe esse crime. El Capitán
Sim, mas o abuso sexual de crianças é a concretização desse desvio comportamental (podem nunca chegar a fazê-lo, mas o desejo é esse). O que quero dizer é que, se nem todos os pedófilos serão abusadores, os abusadores de crianças são sempre pedófilos. Ou não?
Seja como for, qualquer parafilia que ameace a integridade (física, emocional, mental, etc.) de uma criança tem que ser atalhada e tratada.
Nem todos os abusadores sexuais são pedófilos. Há abusadores que abusam de crianças por serem seres fracos, vulneráveis e indefesos.
Quanto ao Caso Casa Pia, a escolha de rapazes de uma instituição foi apenas estratégica, porque o Estado é um "pai" negligente, e porque os rapazes não se queixam, guardam o silêncio, têm vergonha e a sociedade não é solidária, como seria com raparigas.
Mas continuamos as conversas. El Capitán
Comments
Bem, Dom Quixote, tardaste mas entraste em grande estilo!
Isto parece-me assim uma espécie de... humm... pedofilia ao contrário?
Será punível por lei?
Ana
Dulcinea de las Olas e los Vientos
Posted by: Dulcinea | setembro 24, 2007 02:36 AM
A diferença entre crime ou não, é a percepção de dolo.
Neste caso haverá, sem dúvida, uma motivação erótica, mas o que deve leva como castigo, quanto muito, é uma repreensão por ter estragado o elástico das "braquitas" do adulto.
O caso das Lolitas dava uma discussão bem gira - com base no que uma vez escrevi sobre o assunto quiseram-me arrolar como testemunha abonatória de um caso de um senhor doutor professor administrador da FLAD contra a sua neta emprestada de 8 anos. "Porque um homem não
é de ferro e estas crianças de hoje em dia..." - argumentava ele. Levou quatro anos e meio, dois dos quais... por proposta do Ministério Público... a servir em infantários e jardins infantis como serviço cívico! Fugiu antes do recurso porque era o chefe de serviço para as relações com África da Fundação Luso-Americana (FLAD). É visto frequentemente em Portugal, registado pelas revistas sociais como presente nasfestas, mas a PJ não o consegue nunca apanhar...
Devem todos achar que, realmente, aos oito anos não se vai com o avô para a quinta do Alentejo, nem se tiram fotografias eróticas quando ele manda...
Andreia Soares - o nome do criminoso que anda a monte. Se o vir: 1) tenha cuidado; 2) avise o Ministério Público; 3) cuidado com as falinhas mansas.
("Ò doutor Juíz, mas porqe é que ele haveria de querer criancinhas. Tinhas-nos a nós todas, as que quisesse, várias no mesmo dia e tudo...olhe, se eu começo a falar, é até amanhã a contar-vos...". "A senhora jura dizer a verdade e só a verdade e toda a verdade?" "De todo!, doutor Juiz!") - as tias de Cascais foram as melhores testemunhas abonatórias, mas a criança sabia onde o vô guardava os filmes que doentiamente produzia. E as fotografias. E onde as coisas se passavam, enter Lisboa e o Alentejo. Porque as vítimas são as últimas a desistirem.
Él Capitan
Posted by: Anonymous | setembro 24, 2007 03:33 AM
A entrada do Manel, para além de nos mostrar um rabo, relativamente composto, tem o mérito de desconstruir uma realidade, que, por via do caso Maddie, parece querer provocar em nós uma incapacidade de lidar com as suas formas de se afirmar, levando-nos à negação.
A foto é uma espécie do triunfo da candura e dos mais fracos, num contraponto feliz com a lei, cruel, dos mais fortes.
O Sargento-Mor...
Posted by: Anonymous | setembro 24, 2007 09:38 AM
É o que se chama em bom castelhano: "pillar en bragas"!!! Mas faço notar a mãozinha levantada da criança... Será que a seguir vai dar uma palmadita? e porquê?
Un beso
Oriana (señora de Amadis)
Posted by: ORIANA - señora de Amadis | setembro 24, 2007 10:50 AM
Este blog está tão estranho! Um apontamento do Capitán sobre uma história de pedofilia impressionante que ninguém comenta; espanholadas "a gusto" (até já há quem não discorde do Sir Amargo!!!), já para não falar dos petits-noms amaricados.
Vá lá, ainda se fala com sentimento do Outono, do nevoeiro balealense e da Almagreira, apesar de esta última estar um bocadinho salgada.
"A ver", como dizia o ceguinho (espanhol).
Beijos.
Posted by: Madalena | setembro 24, 2007 02:35 PM
Sim, o comentário do Mário é de uma enorme violência.Tem que ser discutido, comentado. Os comentadores é que andam ausentes. Neste particular fazemos o que podemos.Se eles não aparecem... continuamos até aprecerem.
O Sargento-Mor...
Posted by: Anonymous | setembro 24, 2007 03:09 PM
Sargento-mor (assim de repente, não estou a ver quem és...): nem tudo o que vem dos árabes é forçosamente mau. O castigo que eles aplicariam neste caso- cortar a dita - seria, a meu ver, o único justo e definitivo. E depois podiam pô-lo à vontade a servir sopinhas em infantários (esta também é de gritos! - será verdade?).
Posted by: Madalena | setembro 24, 2007 03:27 PM
Não sei não quem provoca quem:
Se a menina adulta que se pôe nesses propósitos, mesmo que em sua própria casa, para a criancinha provocar;
Se a criancinha, sentido-se provacada, que foi satisfazer sua curiosidade...
Posted by: Pedro F.Sanchez | setembro 24, 2007 06:06 PM
E a dona sócia, que não aparece para nos brindar com mais pérolas de sabedoria? Ninguém lhe deu a morada? Tadinha... ficou sem almas para salvar.
Posted by: Madalena | setembro 24, 2007 10:23 PM
Caríssimos
A história é real, infelizmente.
Mas o estupor - divulguei o nome porque o julgamento no Tribunal de Cascais foi público, e a sentença em primeira instância (quatro anos e meio) divulgada nas televisões - tentou aliciar-me no meu consultório, para testemunhar a favor dele, dizendo que as crianças podem ser muito sedutoras (podem, mas por isso é que ainda há diferenças entre elas e os adultos) - isto porque eu tinha escrito um artigo sobre "Lolitas".
O meu espanto só foi ultrapassado quando constatei que aquele senhor era o mesmo do caso que eu estava a assessorar, e para o qual tinha contribuído (modéstia à parte) sugerido a pesquisa e conservação da roupa da miúda (em 1999 não era rotina!) para pesquisa de material orgânico. Por sorte, estava com manchas de esperma e, através do ADN, foi possível identificar o criminoso. Era o mesmo! Ele é que não sabia.
Professor universitário, director da FLAD.
O gozo foi saber que tinha sido preso na própria Fundação, algemado e levado no carro da polícia.
Em casa a PJ encontrou vídeos e fotografias.
Safou-se para Angola ou Moçambique. Mas anda por aí. Provavelmente em Cascais. Espero que encontre um dia o Rito, na mesma Cascais, e que este lhe dê o cu-rrectivo merecido.
El Capitán
Posted by: Mario Cordeiro | setembro 24, 2007 11:39 PM
Mas que coisas que se contam por aqui, impressionam esta pobre donzela...
Ó Miguel, quando escreves um dos teus bonitos textos? quando nos trazes novos "paradoxos" del Sargento-mor?
Un beso a todos
ORIANA (señora de Amadis)
Posted by: ORIANA - señora de Amadis | setembro 25, 2007 12:06 AM
Nem de propósito, Oriana de Amadis
Entrou um minuto depois dos seus desejos - feliz, o Miguel!
Abraços
El Capitán
Posted by: Anonymous | setembro 25, 2007 01:25 AM
Qualquer associação entre erotismo e crianças ultrapassa completamente a minha compreensão e só pode ser explicado como uma patologia grave. Justificar estes desvios aberrantes com a sedução natural que as crianças exercem nos adultos para conseguirem o que querem (e que não tem nada de conscientemente sensual), é ainda mais aberrante e imperdoável. Estes criminosos não podem ser ignorados nem desculpados. Se são doentes, que se tratem (ou que se castrem, que é mais seguro). Mas ficarem impunes, à custa de inocentes indefesos, isso é que não!
Posted by: Ana Vidal | setembro 25, 2007 03:08 AM
Dulcineia
Os pedófilos têm como objecto de desejo as crianças, independentemente do sexo e do aspecto (não são necessariamente os "anjinhos loiros de olhos azuis").
A maioria nem chega ao contacto com elas, porque têm receio de estragar o seu objecto de dsejo - e sofrem profundamente ocm isso.
Outros, que são abusadores, "atacam" de diversas formas.
A pedofilia não é crime - apenas uma parafilia, ou seja, uma perturbação comportamental psiquiátrica. O que é crime é o abuso contra a auto-determinação sexual das crianças. Finalmente, apesar de ser uma parafilia, não serve de atenuante em qualquer julgamento, porque o abusador está sempre consciente do que faz, caso contrário não se protegia nem engendrava esquemas para caçar a vítima - o próprio manual de psiquiatria e classificação das doenças DSM atesta isso.
Mas se lerem no jornal "fulano acusado de crime de pedofilia" é mentira porque não existe esse crime.
El Capitán
Posted by: Anonymous | setembro 25, 2007 09:38 AM
Sim, mas o abuso sexual de crianças é a concretização desse desvio comportamental (podem nunca chegar a fazê-lo, mas o desejo é esse). O que quero dizer é que, se nem todos os pedófilos serão abusadores, os abusadores de crianças são sempre pedófilos. Ou não?
Seja como for, qualquer parafilia que ameace a integridade (física, emocional, mental, etc.) de uma criança tem que ser atalhada e tratada.
Ana
Posted by: Anonymous | setembro 25, 2007 12:47 PM
Concordo com a Ana: devia ser "atalhada" - e com uma foice, de preferência.
Posted by: Anonymous | setembro 25, 2007 09:57 PM
O comentário de cima é meu (como todos devem ter percebido...). Mário, esta coisa ainda não funciona bem.
Posted by: Madalena | setembro 25, 2007 09:58 PM
Nem todos os abusadores sexuais são pedófilos. Há abusadores que abusam de crianças por serem seres fracos, vulneráveis e indefesos.
Quanto ao Caso Casa Pia, a escolha de rapazes de uma instituição foi apenas estratégica, porque o Estado é um "pai" negligente, e porque os rapazes não se queixam, guardam o silêncio, têm vergonha e a sociedade não é solidária, como seria com raparigas.
Mas continuamos as conversas.
El Capitán
Posted by: Anonymous | setembro 26, 2007 11:02 PM
Como consigo entrar em contacto com el capitan?
Posted by: Anonymous | janeiro 31, 2008 02:08 PM